sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Universidade na Rua



O Universidade na Rua, foi um evento que ocorreu no dia 15 de junho de 2019, na praça Coronel Pedro Osório em Pelotas. Nele foi realizado a primeira apresentação dos trabalhos que haviam sido feitos pelo grupo do PIBID Pedagogia 2019, além dos trabalhos de outros grupos acadêmicos. O intuito do evento era exatamente o de apresentar e divulgar todo o material produzido e as ações realizadas nas comunidades de Pelotas, pelos universitários da UFPEL.



O grupo do PIBID Pedagogia, levou para o evento todos os materiais produzidos e organizados para o trabalho com os alunos do ciclo de alfabetização, também os materiais usados nas idas nas escolas, como: os livros, os jogos e as pastas com as avaliações dos alunos. Além de levar o lúdico com as pinturas de rosto, uma forma de chamar a atenção das crianças que estavam no evento e compartilhar com eles e seus pais toda a pesquisa e o trabalho que a equipe do PIBID estava fazendo na universidade e nas escolas públicas. Por fim, houve muito diálogo com a comunidade, onde pode ser compartilhado como eram feitas as ações do projeto nas salas de aulas, além de ser mostrado a relevância dos trabalhos produzidos pelos pibidianos da Pedagogia. 



          

Em meio a um cenário crítico na educação brasileira e aos ataques que as universidades estava recebendo pelo atual governo, o evento se mostrou sendo um acontecimento muito importante, pois seu intuito era que ocorresse um diálogo com a comunidade de Pelotas, lhes mostrando as inúmeras ações relevantes que a universidade e seus alunos faziam nos bairros e nas próprias faculdades, expondo todo o trabalho minucioso, importante e de qualidade que estava sendo feito. 

Em resumo, o evento foi um momento de grande reflexão sobre a importância da universidade pública brasileira. 
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quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Sequência Didática: "O Carteiro Chegou"


O projeto de Alisson Sampaio, Taís Borges e Vitória Aldrighi, começou com o intuito de trabalhar a alfabetização e o letramento através dos livros de literatura infantil, elaborando uma sequência didática utilizando o livro “O carteiro chegou" de Janet e Allan Ahlberg (2008).


Ele foi escolhido para trabalhar com as crianças para desenvolver atividades sobre a literatura infantil, especificamente os contos clássicos. A leitura traz vários contos clássicos e os diferentes gêneros textuais, tais como panfletos, convite de aniversário, cartão postal e outros, a fim de formar leitores críticos e capazes de compreender a diferença entre cada um destes gêneros que aparecem no livro “O Carteiro chegou”.


O trio coloca que a experiência em uma turma de 1º ano do Ciclo de Alfabetização, com a maioria dos alunos pré-silábicos, os motivou a planejar atividades que proporcionassem ao grupo condições para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades acerca da língua escrita visto que o objetivo geral da proposta foi organizar atividades que levassem os alunos a compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos, de acordo com os Direitos de Aprendizagem da área da Linguagem − Língua Portuguesa, no eixo Leitura (BRASIL, 2012).


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quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Sequência: "Aprendendo apartir dos animais"

A sequência didática intitulada “Aprendendo apartir dos animais” foi desenvolvida com uma turma de terceiro ano pelas bolsistas Kauane Garcia e Liésia Bubolz.
 O objetivo  principal trabalhar com a produção de textos escritos e foi composta por 9 atividades, tendo em vista a caracterização da turma quanto aos níveis de escrita descritos por Esther Pillar Grossi. De acordo com as avaliações diagnósticas realizadas a turma encontrava-se no nível alfabético e para isso foi proposto atividades de leitura, produção de textos, revisão textual, análise e correção de palavras, apresentação das produções feitas e socialização entre os colegas de turma.


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segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Sequência didática sobre um estudo das relações étnicos-raciais



A sequência didática das bolsistas Bruna Furtado, Adria Texeira, Evelin Dutra e Bianca Oliveira fala sobre a temática das relações étnico-raciais no ciclo de alfabetização. Foi efetuada em duas turmas do segundo ano do ensino fundamental da escola parceira do Pibid: Santa Irene.
Trabalhando em torno da alfabetização e letramento, a SD foi composta de atividades de escrita e leitura que tinham como contextualização as relações étnico-raciais, pensando no trabalho escravo, na luta da população negra, na sua religiosidade e, assim, buscando articular essas questões ao dia-a-dia da escola, tornando-a um ambiente mais respeitoso e de iguais.


Desde o mês de julho foram organizados mensalmente as sequências didáticas a partir de temáticas. No primeiro mês a temática da SD foi a geografia da áfrica e os animais, no mês seguinte os focos foram os esportes e as profissões. Em setembro o trabalho teve como foco as músicas, as danças e as brincadeiras. Nos meses de outubro e novembro foram trabalhados os temas família, vestuário, e culinária e fenótipos. Os trabalhos desenvolveram atividades diversificadas como leitura e produção de textos com variados gêneros textuais, palavra dentro de palavras, rima, caça palavra, e interpretação de textos. Essas atividades foram pensadas a partir dos resultados das avaliações diagnósticas e também baseadas nos direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização, nos eixos de produção de textos escritos; de análise linguística; apropriação do sistema de escrita alfabética; leitura e oralidade.
oportunidades
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domingo, 22 de dezembro de 2019

Sequência Didática: "De onde vem as informações?"




Esta sequência didática (SD), elaborada pelas pibidianas Leticia Garcia e Anna Quinteiros, foi centralizada no estudo do gênero textual notícia, na produção de textos, na diversidade literária e nas práticas de letramento. Suas ações foram contextualizadas a partir do livro “Como fazíamos sem” de Bárbara Soalheiro (2006) e no tema queimadas florestais e animais silvestres. 




A sequência didática foi intitulada “De onde vêm as informações?”, e tinha como objetivo possibilitar a socialização dos alunos entre si e com seus respectivos professores, assim como, a inserção da cultura literária, o incentivo à criatividade, a motivação e o aprofundamento da leitura e escrita com as crianças do terceiro ano da escola Estadual Nossa Senhora Aparecida.



Em seu planejamento, a SD foi dividida em 6 módulo. No 1º se buscou o conhecimento dos saberes prévios dos alunos, através da produção de um texto espontâneo. No 2º, 3º, 4º e 5º módulos fizemos as atividades de análise linguística, leituras orais para a turma, atividades em grupo e duplas para desenvolver a interação e a aprendizagem. analisamos e estudamos a estrutura e as características do gênero notícia, para que os alunos consigam produzir textos com autonomia. E No último módulo, houve o momento para descobrir quais aprendizagens os alunos haviam adquirido. fizemos em grupo um texto coletivo que abordou os impactos das ações humanas sobre a natureza, com o tema queimadas florestais e animais silvestres.



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Sequência Didática: "Os Músicos de Bremen" e um olhar atento às particularidades do grupo


A Sequência Didática (SD) das pibidianas Giane Trovo e Luiza Belem, foi proposta a partir dos livros “Os músicos de Bremen” de autoria de Ruth Rocha (2010) e “Os saltimbancos” de Chico Buarque (2016). 

O objetivo da SD foi promover atividades que atendessem os diferentes níveis de alfabetização diagnosticados na turma, caracterizados pela heterogeneidade, facilitando o trabalho a ser desenvolvido pelas pibidianas, respeitando as especificidades de cada nível e o tempo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este trabalho teve seus objetivos específicos apoiados nos direitos de aprendizagem da língua portuguesa, onde foram trabalhados os eixos oralidade, leitura, produção textual e análise linguística.

 

A sequência didática foi estruturada em cinco módulos, onde foram feitas atividades com leitura, estas que proporcionaram aos alunos uma efetiva participação, no momento em que puderam emitir suas opiniões, ideias, e relacionar o tema à realidade. Também houve as atividades com jogos que eram do tipo “quiz”, onde nos possibilitou avaliar o conhecimento assimilado pelos alunos sobre o assunto trabalhado em sala aula. 


Outro enfoque dado na SD, foi com relação aos diferentes gêneros textuais. Iniciou-se com o gênero musical da composição “Os saltimbancos”, em seguida foi a vez do gênero textual cartaz, e por último foi estudado o gênero poema, a qual foi trabalhado através da história “Soltando os Bichos” dos autores, Rosana Ferrão e Dylan Ralphes (2011). O objetivo das atividades foi estimular a criatividade, a memória, a concentração e a participação dos alunos, o desenvolvimento da auto-estima, a psicomotricidade e a afetividade entre os alunos e deles com os professores.
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Sequência Didática: A família e os primeiros tijolos na construção da identidade


No trabalho desenvolvido acerca da construção da identidade, diversidade e gêneros textuais pelas pibidianas Manoela Soares, Paola Sandim e Rafaela Vaniel, foi construída a sequência didática intitulada “A família e os primeiros tijolos na construção da identidade” com os alunos do terceiro ano do ciclo de alfabetização da escola Santa Irene.


Para a contextualização e condução do trabalho utilizou-se como aporte o livro "O Grande e maravilhoso livro das famílias", de Mary Hoffman (2010), que aborda diferentes subtemas, como os diversos formatos de famílias, culturas, comidas, pets (animais de estimação), trabalhos, dentre outras coisas. A exploração e estudo do livro proporcionou o trabalho com diversos gêneros textuais, desde história em quadrinhos à anúncios.


A sequência didática foi elaborada em cinco módulos nos quais seguiu-se em padrão de leitura-problematização-escrita. A partir do livro de Hoffman foi possível motivar produções a respeito de: constituição familiar (onde houve uma roda de conversa para falar sobre os diferentes aspectos familiares), animais de estimação (onde houve uma história fictícia que motivou uma atividade de produção de um anúncio), diferentes programas de lazer em família (onde, a partir das histórias dos alunos, foi feita uma história em quadrinho), e por último, as celebrações e traços culturais (onde se explorou as diferentes maneiras de celebrar algumas datas festivas ⎼ neste módulo foi problematizado e discutido as diferentes culturas regionais, como também foi feita uma atividade de conclusão: a produção de um texto coletivo sobre o assunto discutido).


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Sequência Didática: Textos de Tradição Oral



A sequência didática do bolsista Darlan Porto da Rosa Junior foi realizada com uma turma de primeiro ano em uma das escolas parceiras do programa, e utilizou como tema os “textos de tradição oral" apresentando semanalmente parlendas e acalantos. Foram realizadas atividades nos eixos da oralidade, escrita e consciência fonológica, através de jogos e brincadeiras explorando a natureza lúdica e poética dos textos que circulam oralmente e fazem parte da tradição do brincar infantil.


As atividades realizadas com os alunos focavam-se em criar palavras estáveis, como também trabalhar a consciência fonológica e os eixos da oralidade e escrita. O enfoque do trabalho de consciência fonológica com os alunos começou com a apresentação das cantigas, através  delas foi analisadas as palavras e foi proposto em aula a procura de novas palavras que encaixassem na rima das cantigas.

As parlendas foram utilizadas para o eixo oralidade, aprimorando as capacidades comunicativas, envolvendo brincadeiras e memorização, exemplo disso é que na sequência para apresentar cada texto novo é proposto atividades e brincadeiras de roda para auxiliar na memorização e trazer um resgate da cultura infantil.


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quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Dica de leitura 2

mais livros de alfabetização
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Dicas de leitura

literatura infantil
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Dicas de Leitura

Planejamento didático
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Dicas de leitura 1

Livros de Gêneros Textuais
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Dicas de leitura 1

Livros sobre alfabetização e letramento
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O Pibid Pedagogia



Olá!
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sábado, 21 de maio de 2016

Ações interdisciplinares 2016 - Dunas





 A história "O Cabelo de Lelê" valoriza a diversidade étnica e cultural afro-brasileira e africana. Lelê sente o maior orgulho de seu cabelo Black. Após leitura e problematização do livro, passamos para a confecção de Lelê com panos, retalhos,fios de lã e aviamentos.
Oficina aplicada na Escola Dunas.


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Ações interdisciplinares 2016 - Fernando Osório




Dando seguimento ao Projeto Interdisciplinar da Escola Fernando Osório foi realizado nos dias 28 e 29 de Abril, a oficina sobre atividades físicas, onde participaram os alunos do pré, 1º, 3º e 4º ano. Está oficina tinha como intuito promover a conscientização dos alunos sobre hábitos saudáveis, assim como a incentivá-los a prática de atividades físicas.

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Ações Interdisciplinares 2016 - Barreto



O grupo PIBID interdisciplinar da Escola Municipal Dom Francisco de Campos Barreto, na tarde de terça-feira (10/05/2016), participou das cantigas de rodas, atividades propostas pelas pibidianas da Faculdade de Música com as turmas do 1º e 2º anos, as crianças fizeram um círculo dando as mãos, rodando e dançando conforme a canção, o objetivo foi trabalhar movimento corporal através da leitura e interpretação das canções cantadas em sala de aula.
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segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ações interdisciplinares 2016 - Barreto

 


O grupo PIBID interdisciplinar da Escola Municipal Dom Francisco de Campos Barreto na tarde de quarta-feira (03/05/2016) desenvolveu um trabalho utilizando a brincadeira com soma matemática, onde os alunos do 1º, 2º e 3º ano da escola se dividiram em grupos para competir entre si. Ganhava o grupo que tivesse feito  a maior soma de pontos pois cada garrafa tinha uma pontuação. A brincadeira incentivou o trabalho em equipe, desenvolvimento da soma matemática e a leitura da propósta do jogo.  
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Ações interdisciplinares 2016 - EMEF NH Getúlio Vargas

Dia 03 de Maio de 2016



No Getúlio Vargas estão dando continuidade as ideias desenvolvidas desde 2014 de revitalização do campo que há em frente ao prédio da escola. Este campo é usado indevidamente como "lixão" dando uma péssima aparência a nossa escola.
O Pibid em conjunto com a equipe da Emef estão organizando o "Florindo o Getúlio", onde mudas de flores e plantinhas serão espalhadas pelo campo no intuito de evitar o depósito indevido de resíduos.
Em breve fotos dos resultados e do trabalho realizado com os alunos da escola!
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quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ORALIDADE - OFICINA DISCIPLINAR NA ESCOLA FERNANDO OSÓRIO

Ministrantes: Adriele Rodrigues; Indiara da Fonseca e Sabrina Fialho
Turma: 3° ano (manhã)
Oficina: Oralidade
Data: 6/10/2015

Descrição das atividades
1ª Brincadeira: Parlendas
Primeiramente faremos uma conversa com os alunos a fim de saber se eles já sabem ou ouviram falar sobre parlendas, após será feita uma explanação sobre o conceito de parlendas.
Depois a turma será dividida em grupos, cada grupo terá algumas imagens que representará uma parlenda, eles deverão descobrir qual é essa parlenda. E como forma de registro, será distribuído o conceito de parlenda para colar no caderno.
2º Brincadeira: Trava-línguas
Será realizada uma conversa com os alunos sobre os trava-línguas, onde serão feitos tais questionamentos?
- O que é?
- Se conhecem?
-Se já brincaram?
-Se gostam de brincar?
E logo após será feita a exposição do conceito de trava-línguas.
Logo após, professora solicitará aos alunos que façam grupos de três, onde serão distribuídos um trava-língua por grupo, e logo após os alunos deverão falar o trava-língua alto, baixo, agudo e grave.
Depois cada integrante do grupo deverá circular no trava-língua que foi dado, palavras que possuem o mesmo som e depois deverão colar no caderno, como forma de registro.
Observação:
No 3º momento será dado a cada aluno o mesmo trava-língua que foi falado anteriormente.
3ª Brincadeira: Pensa rápido
Neste momento faremos a brincadeira pensa rápido, que consiste em um sorteio de imagens de, por exemplo, supermercado, casa, escola e etc, os alunos terão que falar objetos relacionados a esses lugares.
4ª Brincadeira: Salada das letras
No último momento da oficina, desenvolveremos a brincadeira salada das letras. As crianças ficarão sentadas em roda e a cada comando trocarão de lugar.
Comandos
Exemplo:
- Quem tem a letra "A" no nome, troca de lugar;
- Quem tem "3" sílabas no nome, troca de lugar;
Quem tem a "i" no nome, troca de lugar..

E assim por diante. 
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