quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Sequência Didática: "O Carteiro Chegou"


O projeto de Alisson Sampaio, Taís Borges e Vitória Aldrighi, começou com o intuito de trabalhar a alfabetização e o letramento através dos livros de literatura infantil, elaborando uma sequência didática utilizando o livro “O carteiro chegou" de Janet e Allan Ahlberg (2008).


Ele foi escolhido para trabalhar com as crianças para desenvolver atividades sobre a literatura infantil, especificamente os contos clássicos. A leitura traz vários contos clássicos e os diferentes gêneros textuais, tais como panfletos, convite de aniversário, cartão postal e outros, a fim de formar leitores críticos e capazes de compreender a diferença entre cada um destes gêneros que aparecem no livro “O Carteiro chegou”.


O trio coloca que a experiência em uma turma de 1º ano do Ciclo de Alfabetização, com a maioria dos alunos pré-silábicos, os motivou a planejar atividades que proporcionassem ao grupo condições para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades acerca da língua escrita visto que o objetivo geral da proposta foi organizar atividades que levassem os alunos a compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos, de acordo com os Direitos de Aprendizagem da área da Linguagem − Língua Portuguesa, no eixo Leitura (BRASIL, 2012).


Nenhum comentário:

Postar um comentário