domingo, 22 de dezembro de 2019

Sequência Didática: "Os Músicos de Bremen" e um olhar atento às particularidades do grupo


A Sequência Didática (SD) das pibidianas Giane Trovo e Luiza Belem, foi proposta a partir dos livros “Os músicos de Bremen” de autoria de Ruth Rocha (2010) e “Os saltimbancos” de Chico Buarque (2016). 

O objetivo da SD foi promover atividades que atendessem os diferentes níveis de alfabetização diagnosticados na turma, caracterizados pela heterogeneidade, facilitando o trabalho a ser desenvolvido pelas pibidianas, respeitando as especificidades de cada nível e o tempo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este trabalho teve seus objetivos específicos apoiados nos direitos de aprendizagem da língua portuguesa, onde foram trabalhados os eixos oralidade, leitura, produção textual e análise linguística.

 

A sequência didática foi estruturada em cinco módulos, onde foram feitas atividades com leitura, estas que proporcionaram aos alunos uma efetiva participação, no momento em que puderam emitir suas opiniões, ideias, e relacionar o tema à realidade. Também houve as atividades com jogos que eram do tipo “quiz”, onde nos possibilitou avaliar o conhecimento assimilado pelos alunos sobre o assunto trabalhado em sala aula. 


Outro enfoque dado na SD, foi com relação aos diferentes gêneros textuais. Iniciou-se com o gênero musical da composição “Os saltimbancos”, em seguida foi a vez do gênero textual cartaz, e por último foi estudado o gênero poema, a qual foi trabalhado através da história “Soltando os Bichos” dos autores, Rosana Ferrão e Dylan Ralphes (2011). O objetivo das atividades foi estimular a criatividade, a memória, a concentração e a participação dos alunos, o desenvolvimento da auto-estima, a psicomotricidade e a afetividade entre os alunos e deles com os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário