domingo, 22 de dezembro de 2019

Sequência Didática: A família e os primeiros tijolos na construção da identidade


No trabalho desenvolvido acerca da construção da identidade, diversidade e gêneros textuais pelas pibidianas Manoela Soares, Paola Sandim e Rafaela Vaniel, foi construída a sequência didática intitulada “A família e os primeiros tijolos na construção da identidade” com os alunos do terceiro ano do ciclo de alfabetização da escola Santa Irene.


Para a contextualização e condução do trabalho utilizou-se como aporte o livro "O Grande e maravilhoso livro das famílias", de Mary Hoffman (2010), que aborda diferentes subtemas, como os diversos formatos de famílias, culturas, comidas, pets (animais de estimação), trabalhos, dentre outras coisas. A exploração e estudo do livro proporcionou o trabalho com diversos gêneros textuais, desde história em quadrinhos à anúncios.


A sequência didática foi elaborada em cinco módulos nos quais seguiu-se em padrão de leitura-problematização-escrita. A partir do livro de Hoffman foi possível motivar produções a respeito de: constituição familiar (onde houve uma roda de conversa para falar sobre os diferentes aspectos familiares), animais de estimação (onde houve uma história fictícia que motivou uma atividade de produção de um anúncio), diferentes programas de lazer em família (onde, a partir das histórias dos alunos, foi feita uma história em quadrinho), e por último, as celebrações e traços culturais (onde se explorou as diferentes maneiras de celebrar algumas datas festivas ⎼ neste módulo foi problematizado e discutido as diferentes culturas regionais, como também foi feita uma atividade de conclusão: a produção de um texto coletivo sobre o assunto discutido).


Nenhum comentário:

Postar um comentário