domingo, 22 de dezembro de 2019

Sequência Didática: Textos de Tradição Oral



A sequência didática do bolsista Darlan Porto da Rosa Junior foi realizada com uma turma de primeiro ano em uma das escolas parceiras do programa, e utilizou como tema os “textos de tradição oral" apresentando semanalmente parlendas e acalantos. Foram realizadas atividades nos eixos da oralidade, escrita e consciência fonológica, através de jogos e brincadeiras explorando a natureza lúdica e poética dos textos que circulam oralmente e fazem parte da tradição do brincar infantil.


As atividades realizadas com os alunos focavam-se em criar palavras estáveis, como também trabalhar a consciência fonológica e os eixos da oralidade e escrita. O enfoque do trabalho de consciência fonológica com os alunos começou com a apresentação das cantigas, através  delas foi analisadas as palavras e foi proposto em aula a procura de novas palavras que encaixassem na rima das cantigas.

As parlendas foram utilizadas para o eixo oralidade, aprimorando as capacidades comunicativas, envolvendo brincadeiras e memorização, exemplo disso é que na sequência para apresentar cada texto novo é proposto atividades e brincadeiras de roda para auxiliar na memorização e trazer um resgate da cultura infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário