sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Sequência: " Textos de tradição oral"

A Sequência Didática de Carla Noguês, Arnaldo Duarte, e Suélen Starke, teve como foco o trabalho com consciência fonológica, utilizando como temática central os textos de tradição oral, como por exemplo a parlenda “Hoje é domingo” contida no livro Salada, saladinha: parlendas de Maria José de Nóbrega (2005). Além disso, foi elaborado uma outra SD centrada nos poemas do livro Arca de Noé, de Vinícius de Moraes, explorando os diversos poemas escritos, focando nas rimas das palavras e no seu som. Desse modo, construímos uma SD que contemplasse o eixo da oralidade, leitura e escrita.

O Trabalho com essa sequência didática foi realizado semanalmente com uma turma do primeiro ano do ciclo de alfabetização, desde o inicio do ano letivo, tendo a duração aproximada de uma hora e meia com a presença da professora titular da turma.
Iniciamos o processo de construção das atividades a partir da realização de uma avaliação diagnóstica, que nos trouxe resultados qualitativos referentes a concepção da leitura e escrita dos alunos. Todos os módulos da sequência possuíam algumas atividades permanentes, que são reconhecimento e escrita do nome próprio a partir de crachás; leitura deleite baseadas na prática de letramento; leitura e exploração de poemas e parlendas vinculadas com atividades de reflexão fonológica  e sobre a lingua escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário