Esta sequência didática (SD), elaborada pelas pibidianas Leticia Garcia e Anna Quinteiros, foi centralizada no estudo do gênero textual notícia, na produção de textos, na diversidade literária e nas práticas de letramento. Suas ações foram contextualizadas a partir do livro “Como fazíamos sem” de Bárbara Soalheiro (2006) e no tema queimadas
florestais e animais silvestres.
A sequência didática foi intitulada “De onde
vêm as informações?”, e tinha como objetivo possibilitar a socialização dos
alunos entre si e com seus respectivos professores, assim como, a inserção da
cultura literária, o incentivo à criatividade, a motivação e o aprofundamento
da leitura e escrita com as crianças do terceiro ano da escola Estadual Nossa
Senhora Aparecida.
Em seu planejamento, a SD foi dividida em 6 módulo. No 1º se buscou o conhecimento dos saberes
prévios dos alunos, através da produção de um texto espontâneo. No 2º, 3º, 4º e
5º módulos fizemos as atividades de análise linguística, leituras orais para a
turma, atividades em grupo e duplas para desenvolver a interação e a
aprendizagem. analisamos e estudamos a estrutura e as características do
gênero notícia, para que os alunos consigam produzir textos com autonomia. E No último módulo,
houve o momento para descobrir quais aprendizagens os alunos haviam adquirido.
fizemos em grupo um texto coletivo que abordou os impactos das ações humanas
sobre a natureza, com o tema queimadas florestais e animais silvestres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário