domingo, 22 de dezembro de 2019

Sequência Didática: "De onde vem as informações?"




Esta sequência didática (SD), elaborada pelas pibidianas Leticia Garcia e Anna Quinteiros, foi centralizada no estudo do gênero textual notícia, na produção de textos, na diversidade literária e nas práticas de letramento. Suas ações foram contextualizadas a partir do livro “Como fazíamos sem” de Bárbara Soalheiro (2006) e no tema queimadas florestais e animais silvestres. 




A sequência didática foi intitulada “De onde vêm as informações?”, e tinha como objetivo possibilitar a socialização dos alunos entre si e com seus respectivos professores, assim como, a inserção da cultura literária, o incentivo à criatividade, a motivação e o aprofundamento da leitura e escrita com as crianças do terceiro ano da escola Estadual Nossa Senhora Aparecida.



Em seu planejamento, a SD foi dividida em 6 módulo. No 1º se buscou o conhecimento dos saberes prévios dos alunos, através da produção de um texto espontâneo. No 2º, 3º, 4º e 5º módulos fizemos as atividades de análise linguística, leituras orais para a turma, atividades em grupo e duplas para desenvolver a interação e a aprendizagem. analisamos e estudamos a estrutura e as características do gênero notícia, para que os alunos consigam produzir textos com autonomia. E No último módulo, houve o momento para descobrir quais aprendizagens os alunos haviam adquirido. fizemos em grupo um texto coletivo que abordou os impactos das ações humanas sobre a natureza, com o tema queimadas florestais e animais silvestres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário