segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Sequência didática sobre um estudo das relações étnicos-raciais



A sequência didática das bolsistas Bruna Furtado, Adria Texeira, Evelin Dutra e Bianca Oliveira fala sobre a temática das relações étnico-raciais no ciclo de alfabetização. Foi efetuada em duas turmas do segundo ano do ensino fundamental da escola parceira do Pibid: Santa Irene.
Trabalhando em torno da alfabetização e letramento, a SD foi composta de atividades de escrita e leitura que tinham como contextualização as relações étnico-raciais, pensando no trabalho escravo, na luta da população negra, na sua religiosidade e, assim, buscando articular essas questões ao dia-a-dia da escola, tornando-a um ambiente mais respeitoso e de iguais.


Desde o mês de julho foram organizados mensalmente as sequências didáticas a partir de temáticas. No primeiro mês a temática da SD foi a geografia da áfrica e os animais, no mês seguinte os focos foram os esportes e as profissões. Em setembro o trabalho teve como foco as músicas, as danças e as brincadeiras. Nos meses de outubro e novembro foram trabalhados os temas família, vestuário, e culinária e fenótipos. Os trabalhos desenvolveram atividades diversificadas como leitura e produção de textos com variados gêneros textuais, palavra dentro de palavras, rima, caça palavra, e interpretação de textos. Essas atividades foram pensadas a partir dos resultados das avaliações diagnósticas e também baseadas nos direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização, nos eixos de produção de textos escritos; de análise linguística; apropriação do sistema de escrita alfabética; leitura e oralidade.
oportunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário