A sequência didática das bolsistas Bruna Furtado, Adria Texeira, Evelin Dutra e Bianca Oliveira fala sobre a temática das relações étnico-raciais no ciclo de alfabetização. Foi efetuada em duas turmas do segundo ano do ensino fundamental da escola parceira do Pibid: Santa Irene.
Trabalhando em torno da alfabetização e letramento, a SD foi composta de atividades de escrita e leitura que tinham como contextualização as relações étnico-raciais, pensando no trabalho escravo, na luta da população negra, na sua religiosidade e, assim, buscando articular essas questões ao dia-a-dia da escola, tornando-a um ambiente mais respeitoso e de iguais.
Desde
o mês de julho foram organizados mensalmente as sequências didáticas a partir
de temáticas. No
primeiro mês a temática da SD foi a geografia da áfrica e os animais, no mês
seguinte os focos foram os esportes e as profissões. Em setembro o trabalho teve
como foco as músicas, as danças e as brincadeiras. Nos meses de outubro e
novembro foram trabalhados os temas família, vestuário, e culinária e
fenótipos. Os trabalhos desenvolveram atividades diversificadas como
leitura e produção de textos com variados gêneros textuais, palavra dentro de
palavras, rima, caça palavra, e interpretação de textos. Essas atividades foram
pensadas a partir dos resultados das avaliações diagnósticas e também baseadas
nos direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização, nos eixos de produção
de textos escritos; de análise linguística; apropriação do sistema de escrita
alfabética; leitura e oralidade.
oportunidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário