sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Universidade na Rua



O Universidade na Rua, foi um evento que ocorreu no dia 15 de junho de 2019, na praça Coronel Pedro Osório em Pelotas. Nele foi realizado a primeira apresentação dos trabalhos que haviam sido feitos pelo grupo do PIBID Pedagogia 2019, além dos trabalhos de outros grupos acadêmicos. O intuito do evento era exatamente o de apresentar e divulgar todo o material produzido e as ações realizadas nas comunidades de Pelotas, pelos universitários da UFPEL.



O grupo do PIBID Pedagogia, levou para o evento todos os materiais produzidos e organizados para o trabalho com os alunos do ciclo de alfabetização, também os materiais usados nas idas nas escolas, como: os livros, os jogos e as pastas com as avaliações dos alunos. Além de levar o lúdico com as pinturas de rosto, uma forma de chamar a atenção das crianças que estavam no evento e compartilhar com eles e seus pais toda a pesquisa e o trabalho que a equipe do PIBID estava fazendo na universidade e nas escolas públicas. Por fim, houve muito diálogo com a comunidade, onde pode ser compartilhado como eram feitas as ações do projeto nas salas de aulas, além de ser mostrado a relevância dos trabalhos produzidos pelos pibidianos da Pedagogia. 



          

Em meio a um cenário crítico na educação brasileira e aos ataques que as universidades estava recebendo pelo atual governo, o evento se mostrou sendo um acontecimento muito importante, pois seu intuito era que ocorresse um diálogo com a comunidade de Pelotas, lhes mostrando as inúmeras ações relevantes que a universidade e seus alunos faziam nos bairros e nas próprias faculdades, expondo todo o trabalho minucioso, importante e de qualidade que estava sendo feito. 

Em resumo, o evento foi um momento de grande reflexão sobre a importância da universidade pública brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário