As oficinas foram distribuídas por grupos e eixos.
Os bolsistas do Ferreira Vianna e Fernando Osório ficaram com o coordenador Rogério e foram os primeiros a se apresentar no dia 10 de Junho.
O eixo contemplado foi o da oralidade. Foi elaborada uma atividade para cada uma das quatro dimensões do eixo oralidade.
* Conceito e amplitude da oralidade
“A oralidade é uma das formas de o sujeito
participar de processos de interação nas situações de comunicação
informais e formais: desde uma conversa entre amigos até uma
palestra de um especialista. É uma produção sonora que envolve ainda
recursos, como gestualidade, movimentos do corpo e mímica,
tom e velocidade de voz, dentre outros”.
Quatro dimensões da
oralidade:
A valorização dos
textos de tradição oral: receitas culinárias orais, lendas, parlendas, trava-línguas, canções infantis;
Oralização do texto
escrito: recitais de
poesia, a leitura de contos em saraus;
Relações entre fala e
escrita: receitas
culinárias e instruções de jogos socializadas por meio da oralidade e da
escrita, retextualização de entrevistas, notícias e reportagens. “Problematizar
a discriminação de certos usos da língua, considerados simplesmente errados,
por terem menos prestígio social”. Essa dimensão possibilita que as crianças “[...]
conheçam as propriedades da oralidade e da escrita, para que possam
reconhecer casos de preconceito”. Precisamos pesquisar sobre dimensão!
A produção e
compreensão de gêneros orais: interações verbais, debates, exposições orais, notícia
radiofônica (expositor, debatedor, locutor e ouvinte);
Foi feita então diversas atividades como Receita Culinária, Pensa Rápido, Programa da Fátima Bernardes, Tele Jornal, atividades de Parlendas, entre outras.
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