Na sequência didática de Gabriele Igansi e Paola Oliveira, elas optaram por dar um foco maior às atividades relacionadas ao nome próprio para que os alunos pudessem reconhecer a escrita do seu nome e também escreve-lo, pois segundo RUSSO (2009, p. 27-28) ‘’na alfabetização, o nome é referência muito importante para a criança porque, além de pertencer-lhe e representá-lo num contexto histórico-social-afetivo, tem valor de verdade’’, sendo, então, foi desenvolvido um trabalho com o nome próprio na educação infantil e feito atividades lúdicas, para que os alunos se sentissem motivados, estimulados e com vontade de aprender.
"As atividades que foram feitas na SD, englobam: a entrega de crachás que foi feita de maneiras diferentes para cada aluno, o quebra-cabeça que foi realizado de duas formas, a atividade de completar onde cada aluno recebia uma folha com seu nome escrito e abaixo o nome era escrito com algumas letras faltando e o aluno deveria completá-lo. E por fim, o jogo da memória onde levamos cartões com os nomes dos alunos e distribuímos em uma mesa para cada aluno formar o par do seu nome".
O trabalho que foi desenvolvido em sala de aula auxiliou essas pibidianas na reflexão sobre a importância de começar a inserir as crianças desde cedo em atividades que envolvem leitura e escrita, pois deste modo elas irão se desenvolver com mais rapidez e ainda terão mais facilidade ao começarem seus estudos no ciclo de alfabetização.
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