sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

VII Seminário PIBID UFPel


O VII Seminário PIBID UFPel ocorreu na manhã do dia 30 de novembro de 2019, no Campus Anglo. O evento reuniu todos os grupos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFPel e usou como motivação da temática o slogan "O que aprendemos? O que ensinamos?".
Assim, a proposta do evento foi a seguinte: cada núcleo deveria elaborar uma apresentação criativa para expor seus aprendizados e ensinamentos desenvolvidos ao longo do edital 2018/2019 do Programa.


Registro das três primeiras etapas da sistematização

No núcleo de Pedagogia, o grupo planejou a apresentação por etapas. Em reunião, a coordenadora da área, a Profª Gilceane Porto, conduziu uma dinâmica para que, primeiramente, se sistematizasse em um texto individual os ensinamentos e aprendizados. As etapas seguintes foram a apresentação das escritas e categorização do que se apresentou no grupo.

Cordel "Alfaletrando"
Cartas aos bolsistas ID presentes e futuros, "Receita para uma Prática Alfabetizadora de Sucesso", bula do "Letramentrado de Alfabetizol" e Top's 10 "Coisas que ensinamos aprendendo" e "Coisas que aprendemos ensinando"

"O Estudante": paródia da música "O Gigante" do Grupo Musical Tiquequê

O desafio e a criatividade da apresentação se deram após as três etapas descritas anteriormente: com as respostas registradas para as questões "O que aprendemos?" e "O que ensinamos?" o grupo elaborou seis gêneros textuais nesta temática. Foram eles: uma música, duas cartas, uma bula, uma receita, duas listas e um cordel.

Vale ressaltar que a escolha por esta forma de apresentação foi feita porque, desta maneira, seriam representadas as ações do grupo nas escolas atendidas utilizando os gêneros textuais como pilar do trabalho com alfabetização e letramento.

Grupo da E.M.E.F. Santa Irene apresentando a carta aos bolsistas ID presentes, a bula do "Letramentrato de Alfabetizol" e a "Receita para uma Prática Alfabetizadora de Sucesso"

Grupo da E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida apresentando a carta aos futuros bolsistas ID e o cordel "Alfaletrando"
Grupo da E.M.E.F. Núcleo Habitacional Dunas apresentando a paródia "O Estudante" 
Ao final de todas as apresentações, a proposta do evento foi de que os grupos se reunissem para confraternizar com piqueniques e celebrar a bem sucedida conclusão de mais um edital do Programa.


Nosso grupo aproveitou o momento para relembrar cada etapa vivenciada desde os primeiro encontros e visitas às escolas, para celebrar os laços construídos a partir da cumplicidade da equipe e para agradecer e comemorar o trabalho realizado com consciência, responsabilidade social e amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário