sábado, 29 de outubro de 2011

Trabalho apresentado por Dalva Rodrigues e Glediane da Rosa na UFMG



Título: Ler brincando? Estou Bibliotecando.
Apresentação:
Como bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência – fazemos visitas semanais a uma escola da rede pública de Pelotas tendo como um de nossos objetivos a alfabetização e o letramento das crianças de primeiros e segundos anos. Durante nossas visitas constatamos que os alunos não têm muito contato com livros e outros materiais escritos em sala de aula e que seu acesso à biblioteca vem sendo negado por vários fatores.
A leitura e o contato com vários gêneros textuais é parte fundamental da cultura e a escola deve proporcionar isto às crianças, por isso, com o intuito de favorecer e possibilitar às crianças este contato, e o desenvolvimento do gosto pela leitura, nós alunas do curso de Pedagogia da UFPEL, e bolsistas do PIBID organizamos um projeto que coloca os alunos dentro da biblioteca e da sua estrutura de funcionamento.
Ler brincando? Estou Bibliotecando.
Este projeto tem como ponto primordial levar as crianças para dentro da biblioteca, mostrando a elas que este é um local de aprendizagem e pode ser também um local de diversão. A primeira ação a ser feita em grupos é um levantamento do que tem na biblioteca e a forma como são organizados, se por ordem alfabética, gênero textual ou outra forma. É importante que a criança conheça a forma de organização, para que entenda e conheça a importância do material ali guardado.
A partir deste primeiro contato são organizadas as próximas visitas, mais ou menos em torno de duas ou três por semana. Nestas visitas várias atividades são desenvolvidas, como a confecção dos seus cartões da biblioteca, organização dos livros de acordo com seu gênero textual, atividades lúdicas a partir de textos de livros ou revistas, a criação do hábito de uma vez por semana retirar livros para ler em casa, relatar em aula o que foi mais interessante no texto lido e escrever em um mural que fica na sala o nome deste texto.
Outro ponto importante deste trabalho é a criação de momentos de leitura compartilhada na biblioteca, algumas vezes feitas pelo professor e outras pelos alunos, lembrando que estes momentos possibilitam inclusive, que eles se apropriem de estratégias de leitura típicas de um leitor experiente (cf. Solé, 2000).
Acreditamos que a convivência dos alunos com os materiais escritos da biblioteca e a vivencia destes momentos contribui para a formação de alunos leitores. É preciso que se valorize este tipo experiência para que o hábito de ler e os materiais de cultura escrita não sejam esquecidos ou percam sua importância na sociedade.
Referencias Bibliográficas:
Ensino fundamental de nove anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade/organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 135p. : il.
MARUNY CURTO, Lluís. Escrever e ler: materiais e recursos para sala de aula/ Lluís Maruny Curto, Maribel Ministral Morillo e Manuel Miralles Teixidó; trad. Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2000. V.II.

Um comentário:

  1. Este foi um momento realmente maravilhoso. Poder mostrar um pouco do nosso trabalho em uma grande universidade como a UFMG foi muito importante!!! Gledi

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