Projeto identidade
Após terminarmos as avaliações diagnósticas de leitura e escrita com as turmas, começamos com o projeto “identidade”, que tinha o objetivo de que, ao reconhecer as suas características cada criança aumentasse a sua autoestima, percebendo-se como um ser único e capaz, e ao mesmo tempo aprenda sobre o sistema de a leitura e a escrita. Para unir estes dois fatores importantes para o desenvolvimento dos alunos, começamos nosso trabalho de alfabetização a partir dos nomes próprios das crianças.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrSu9dvYTBna1RCYIMOgXXAeWXN6GUlG-u2bqpGsq9Jq95QkQ7aDPRaqDiEnuqm_rCZjpD52lIna4r0B1ev-jzx_-HqtB9RHvYDNPZZn_7jr1f6rpUWNyMCZM82Ushu4SFwD8iisN-zFU/s320/PQAAAH-sJC_MkDm7RlurBOl6CUU7sK2iIHUnt7NTtb9epauFxGWPo2ZMwKvIUOt5PtH7WJ00mCcviadayKfuxDYogMsAm1T1UPCiDp49SG8chMNK0pW4e0hl-bE2.jpg)
Segundo Emília Ferreiro o nome próprio tem uma carga emocional diferente de outras palavras, pois faz parte de si mesma, além de demonstrar funções da escrita, como a de identificar objetos e lugares. Ana Teberosky enfatiza que ele pode ser uma “peça-chave” para o início da compreensão do funcionamento do sistema de escrita, estabelecendo relações com o nome de outras crianças e escrita de outras palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário