Ministrantes: Adriele
Rodrigues; Indiara da Fonseca e Sabrina Fialho
Turma: 3° ano (manhã)
Oficina: Oralidade
Data: 6/10/2015
Descrição das atividades
1ª Brincadeira: Parlendas
Primeiramente
faremos uma conversa com os alunos a fim de saber se eles já sabem ou ouviram falar sobre parlendas, após será feita
uma explanação sobre
o conceito de parlendas.
Depois a
turma será
dividida em grupos, cada grupo terá algumas
imagens que representará uma
parlenda, eles deverão
descobrir qual é essa
parlenda. E como forma de registro, será
distribuído o
conceito de parlenda para colar no caderno.
2º Brincadeira: Trava-línguas
Será realizada uma
conversa com os alunos sobre os trava-línguas, onde serão feitos tais
questionamentos?
- O que é?
- Se conhecem?
-Se já brincaram?
-Se gostam de brincar?
E logo após será feita a exposição do conceito de
trava-línguas.
Logo após, professora
solicitará aos alunos que façam grupos de três, onde serão distribuídos um trava-língua por grupo,
e logo após os alunos deverão falar o trava-língua alto,
baixo, agudo e grave.
Depois cada integrante do
grupo deverá circular no trava-língua que foi dado, palavras
que possuem o mesmo som e depois deverão colar no caderno, como
forma de registro.
Observação:
No 3º momento será dado a cada
aluno o mesmo trava-língua que foi falado
anteriormente.
3ª Brincadeira: Pensa rápido
Neste momento faremos a brincadeira pensa rápido, que
consiste em um sorteio de imagens de, por exemplo, supermercado, casa, escola e
etc, os alunos terão que falar objetos relacionados a esses lugares.
4ª Brincadeira: Salada das letras
No último momento da oficina, desenvolveremos a brincadeira salada das
letras. As crianças ficarão sentadas em roda e a cada comando trocarão de lugar.
Comandos
Exemplo:
- Quem tem a letra "A" no nome, troca de lugar;
- Quem tem "3" sílabas no nome, troca de lugar;
Quem tem a "i" no nome, troca de lugar..
E assim por diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário