quinta-feira, 8 de outubro de 2015

OFICINA DISCIPLINAR SOBRE ORALIDADE 1º e 2º ANO - ESCOLA FERREIRA VIANNA

Foi realizado uma oficina com as turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental da escola Ferreira Vianna sobre Oralidade. 
Para a realização desta oficina, as bolsistas do curso de Pedagogia realizaram atividades que favoreciam a oralidade. 
As atividades realizadas com o 1º e 2º ano foram:

1. Fizemos um circulo com cadeiras, como se fosse a dança das cadeiras. Uma pessoa deveria ficar sobrando e esta começaria a atividade. A pessoa que ficou no centro tem que dizer alguma coisa relacionado com as letras do alfabeto. Por exemplo: todo mundo que tem a letra A no nome deve mudar de lugar. E assim, as crianças devem trocar de cadeiras. Uma pessoa fica no centro e continua... "Todo mundo que tem a letra C no nome muda de lugar" e assim por diante.
- Esta foi uma das atividades que mais gostaram, não queriam que terminasse.

2.   Receita culinária: Distribuímos uma cartinha, que seria os "ingredientes". Nesta cartinha estava escrito qual ingrediente era e tinha o desenho também. Em grupos eles diziam o que dava para fazer com aquele ingrediente.
 - Não gostaram muito dessa atividade, acreditamos que foi por causa que era muito "parada".

3. Dado da imaginação: Foi montado um dado, com diferente cenas em cada lado. Cada grupo deveria jogar o dado e ver em qual cena pararia, assim deveria contar uma história.
- O dado começou a descolar em seguida, não conseguimos aproveitar bem esta atividade.

4. Fantoches: Distribuímos um fantoche para cada aluno, assim,  o primeiro aluno deveria começar uma história e todos os outros deveriam seguir com seu fantoche, a partir da história do anterior;
Devido termos poucos fantoches, a história ficou muito repetitiva.
A história ficou a seguinte:
  
 Era uma vez uma tartaruga que foi passear no bosque. Lá ela encontrou um chocolate e comeu. Depois ela foi passear no parque e lambeu o picolé.
E o gavião voou.
Era uma vez um menino que encontrou uma tartaruga e levou para casa. Ai os dois comeram pipoca.
Era uma vez um coelho que viu um cara, ai ele foi para a casa e comeu um picolé. E ele encontrou o papagaio e foi para casa, ai ele encontrou uma tartaruga fêmea. Ele encontrou um coelho mágico.
Um amigo ia para a escola para ver os amigos deles de novo. Ai o gavião pegou a mochila do menino. Ai ele encontrou a amiga dele, e ela deu uma mochila para ele.
Ai o menino encontrou outra menina, ai apareceu o coelho e caiu na cabeça do menino que morreu..
O menino encontrou o coelho e foi  no veterinário. Depois tirou do veterinário e foi comprar pipoca para o coelho.
A menina comeu pipoca com a menina, e o coelho andava no bosque. E o menino encontrou o coelho na floresta, e o pássaro pegou o coelho. Mas o menino queria pegar o coelho. O menino encontrou chocolate e comeu. ( histórias dos alunos do 1º e 2º ano).

- Os alunos gostaram de fazer esta atividade, mas como não tínhamos muitos fantoches, a história se repetiu muito, mas mesmo assim podemos perceber que eles foram criativos, tentando não repetir a história do colega. 

5. Música: dividimos o grupo em duas equipes. Colocávamos um pedacinho da música e eles tinham de adivinhar qual era a música, ou quem era o cantor.
- Esta atividade eles amaram fazer, mas devido o tempo, não conseguimos colocar muitas músicas. 

No registro final, pedimos para que escrevessem ou desenhassem o que mais gostaram nas atividades. As que mais gostaram foram as atividades 1, 4 e 5. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário