domingo, 18 de outubro de 2015

MOBILIZAÇÃO PIBID- UFPel

No dia do professor, 15 de outubro de 2015, bolsistas do PIBID da Universidade Federal de Pelotas estiveram presentes na mobilização #ficapibid, #somostodospibid, que aconteceu no mercado público de Pelotas. Durante a manifestação foram realizadas diversas atividades dos cursos de licenciatura que participam do programa.
Para as atividades do curso de Pedagogia, foi levado brinquedos como varetas grandes, jogos, carrinhos de rolimã, perna de pau e etc..

"O DIA NACIONAL DE LUTA PELO PIBID O Dia 15 de outubro, Dia do Professor, foi a data escolhida, esse ano, marcar o Dia Nacional de Luta pelo PIBID. O Programa foi criado em 2007 e, até aqui, tem conquistado reconhecimento como uma das políticas educacionais de maior impacto na Educação Básica. Contudo, a instabilidade econômica e política vem afetando o seu funcionamento, dando ensejo ao estado de alerta. Nesse dia, ocorreu uma Audiência Pública na Câmara de Deputados do Congresso Nacional que discutiu o papel estruturante do PIBID no contexto da Política Nacional de Formação de Professores. A convite dos parlamentares da Comissão de Educação, bolsistas ID, supervisores e coordenadores apresentaram os impactos da Programa e reivindicaram sua manutenção, com a garantia de recursos do MEC para 2016. Exigiram também a abertura imediata de diálogo com a CAPES sobre questões concernentes ao funcionamento do Programa. A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível na internet. O movimento, batizado de #MOBILIZAPIBID, envolveu milhares de brasileiros. Em paralelo à Audiência em Brasília, o PIBID estava nas praças públicas de todo país, sendo que, ao invés dos tradicionais protestos, levaram conhecimento, cultura, brincadeiras e alegria para as ruas. Cascatas de imagens e informações foram publicadas, ao longo do dia, nas redes sociais. Em apoio à Carta de Mobilização veiculada pelo FORPIBID, 70.653 assinaturas foram coletadas e encaminhadas ao Ministro da Educação. O Dia Nacional de Luta pelo PIBID mostrou a força dos sujeitos da educação! E com a intenção de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, o movimento não parou aí. O principal ganho foi articulação política, com o declarado apoio dos parlamentares presentes à manutenção do Programa e reconhecimento do trabalho que tem desempenhado. De todo modo, as ações deverão continuar, nas tribunas, nas escolas, nas praças e nas redes sociais, exigindo comprometimento e responsabilidade do MEC, pelo que esse momento significa para o futuro da formação de professores, da educação e do país. Vamos seguir juntos, com o PIBID e pelo PIBID! Diretório Nacional do Forpibid."




Nenhum comentário:

Postar um comentário