sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Projeto: Copa do Mundo e os grupos culturais

Turma: 3º ano

Objetivo geral:
Conhecer  culturas distintas a partir do tema Copa do Mundo;

Ações do Projeto:
 Apresentação de slides/vídeos sobre a cultura dos países escolhidos;
·         Produções textuais;
·         Atividades específicas sobre cada cultura;
·         Confecção de cartazes;
·         Culinária (prato típico de cada país);
·         Encerramento com um jogo de futebol;

Escolhemos o tema Copa do Mundo por se tratar de um assunto que os alunos em sua maioria gostam, e por ser um tema bastante debatido no nosso país nos últimos meses.
Optamos por trabalhar a cultura dos dois últimos países-sede da Copa (Alemanha/África do Sul), por se tratar de países com culturas completamente distintas, e por último o Brasil que sediará a copa de 2014.
Primeiramente fizemos uma conversa sobre o que é a Copa do Mundo, recolhendo informações a partir do que os alunos sabem, apresentamos dados e informações sobre a copa de 2014.
Logo, partimos para o trabalho sobre a cultura dos países citados. Apresentamos através de slides com imagens, vídeos e informações aspectos da cultura destes países, como:
- Culinária;
- Trajes típicos;
- Danças;
- Curiosidades;
- Animais nativos;
- Símbolos;
- Idioma;
No decorrer do projeto os alunos construíram escritas, cartazes e fizeram trabalhos específicos sobre cada país e sua cultura.

Resultados

A partir das escritas e das confecções de cartazes obtivemos os resultados esperados, percebendo que os alunos apropriaram-se das culturas dos países trabalhados e conseguiram perceber o que era essencial para nós quando optamos por este projeto, cada lugar apresenta a sua cultura, seus hábitos e as pessoas são diferentes. Perceberam também como cada lugar é rico e apresenta suas peculiaridades. No decorrer das aulas comentavam e destacavam muitos aspectos apresentados, mostrando muito interesse nas aulas. De fato, através dos vídeos, imagens e diálogos, viajamos para cada um destes lugares.







Nenhum comentário:

Postar um comentário