Na
última quarta dia 25 de abril de 2012, o PIBID-Pedagogia teve o prazer de
receber na FaE/UFPel a visita do PIBID-Letras. A iniciativa visa uma troca de
experiências entre essas diferentes áreas, de forma que nossa prática
pedagógica seja enriquecida com os conhecimentos que os acadêmicos pibidianos obtêm de seu curso. O inverso, ou seja, uma oficina do
PIBID-Pedagogia ao PIBID-Letras, já está também sendo pensada por nós para
acontecer em breve.
Na oportunidade, as meninas da Letras apresentaram para nós
alguns conceitos linguísticos, gêneros textuais, que embora usando com
frequência, muitas vezes não sabemos os conceituar.
Junto com elas, desenvolvemos atividades que trabalham
aspectos da língua e tipologias de texto os quais podemos facilmente adaptar
para as crianças. Como por exemplo, a escrita do horóscopo para o colega, além
de nos render boas risadas, nos fez refletir a questão de articular o dia-dia
da criança com os aprendizados referentes à língua portuguesa da escola,
tornando-os assim significativos para ela.
No mais, acredito que essa contribuição foi muito produtiva,
ao passo que nos levou a repensar a importância dessas ênfases aos aspectos
linguísticos, em todas suas formas e possibilidades, principalmente a nós que
trabalhamos com alfabetização e letramento.
Juliana Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário